segunda-feira, 25 de abril de 2011

Módulo II

http://migre.me/4lfKd

Começem a leitura!!!!

8 comentários:

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  2. Os jogos são de fato importante recurso didático nas aulas de Matemática, pois jogando os alunos aprendem. Os jogos motivam os educando, despertam suas curiosidades, desenvolvem sua autoconfiança, enfim, os jogos fazem também que os alunos da matemática. Mas na minha visão, os jogos têm suas vantagens desde que o professor tenha objetivos claros do que pretende atingir com a atividade proposta.
    Desse modo, o jogo, na Educação Matemática, “passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem. A criança, colocada diante de situações lúdicas, aprende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 1996, p.80).

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  3. professora, por favor, desde o mês de abril eu não recebo as atividades referentes ao curso de "O lúdico na matemática". Já te mandei uma porção de emails eu não obtive respostas. Por favor, mande as atividades p mim no meu email (edivaniaferraz@hotmail.com). Grata
    Edivânia Borges Ferraz

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  4. Os jogos no ensino de Matemática se tornam um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático, quando bem preparados pelo professor. Jogando o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia.
    Os jogos na educação devem não apenas divertir, mas gerar um conhecimento que possibilite ao aluno pensar com motivação e diminui bloqueios apresentados por muitos de nossos alunos que temem a Matemática e sentem-se incapazes para aprendê-la.

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  5. Assim como todos, tenho a mesma opnião quanto a importancia dos jogos no ensino da matemática, pois o maior problema quanto a aprendizagem no ensino da matemática, é o bloqueio gerado pelo medo desta materia, sempre que me apresento em uma sala de aula como professora de matematica vejo a expressão de medo em muitos alunos, sendo assim, sempre que possivel fazer com que o ensino seja algo divertido, diminuirá os bloqueios gerados por essa disciplina.

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  6. Desde muito cedo os jogos fazem parte da vida da criança, por isso devemos introduzir os jogos para trabalharmos a matemática durante a educação infantil, pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações desafiadoras, as quais são proporcionadas pela utilização dos jogos como recurso pedagógico. A importância dos jogos no ensino da Matemática está sendo debatida há muito tempo, sendo bastante questionado o fato de a criança realmente aprender Matemática brincando. Por isso, ao optar por trabalhar a Matemática por meio dos jogos, o professor deve levar em conta a importância da definição dos conteúdos e das habilidades presentes nas brincadeiras e o planejamento de sua ação com o objetivo de o jogo não se tornar mero lazer.

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  7. Como professora das séries iniciais, tenho estudado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), documento que abrange todas as áreas e linguagens que são exploradas durante toda a Educação Infantil, sendo que no volume 3 em especial, é encontrada a área de Matemática tratada como Conhecimento de Mundo juntamente com as demais áreas. Desta forma o jogo pode fazer parte de qualquer tema trabalhado adequado ao bloco de conteúdo Números e Sistemas de Numeração, Espaço e Forma. As crianças fazem experimentações durante o jogo e são capazes de estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano como contagens, situações de manipulação de objetos e relações espaciais etc. Jogos de trilhas são ótimos para esta faixa etária, assim como memória, bingo, blocos lógicos e coleções.

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  8. Devemos repassar o sentido de "O que são jogos?", pois devemos também proporcionar à criança o prazer em criar, em descobrir, em montar, em usar regras,sabendo respeitar os colegas nas variadas situações de ensino relacionando com conceito matemático, promovendo assim o sucesso e evitando o fracasso.
    Neste texto "Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula" aborda-se um aspecto para a resoluções de problemas e apresentando como os diferentes tipos de jogos como os Jogos de Estratégia que visa obter habilidades e formentar o raciocínio lógico; como os Jogos de Treinamento onde a idéia de uma lista de exercício onde é mais para trainar do que para ensinar tirando assim a idéia de construir, de criar; e como os Jogos Geométricos que desenvolvem as habilidades como uma observação e desenvolvendo o pensamento lógico trazendo benefícios para os alunos. Assim aparece uma grande preocupação com jogos que devemos utilizar dentro da sala de aula, interpretando o uso das regras, levando os alunos a aprenderem a questionar, negociar, colocar seu ponto de vista e discutir com os colegas aprendendo a perder e ganhar.

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