quarta-feira, 30 de março de 2011

Atividade 2: primeira leitura

Boa tarde Cursistas essa atividade se dará a leitura de um recorte do livro do Huizinga, onde após a leitura vocês conceituarão JOGO, o prazo de entrega dessa atividade será até o dia 08 de abril

para acessar o livro clique AQUI

(leiam as paginas 6, 7 e 8)

15 comentários:

  1. O jogo deve ser visto como um importante recurso pedagógico e deve estar presente e fazer parte do cenário escolar. Por meio do jogo, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais e constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. O jogo está de tal forma tão associado à nossa existência que raramente paramos para pensar em seu significado.

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  2. Jogo:
    Nenhum ser vivo pode viver sem o jogo fazendo parte de sua vivencia no dia-a-dia, todos dependem de competições para alcançar o objetivo esperado.
    Mesmo só em brincadeiras se faz necessário ter competições para poder ter algo para lutar e alcançar o esperado.
    Jogo é portanto parte de nossas vidas como seres humanos.

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  3. JOGO:

    Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronuncia a palavra jogo cada um pode entendê-la de modo diferente. Na minha visão os jogos são lembrados como alternativas interessantes para a solução dos problemas da prática pedagógica. E deve estar sempre presente e fazer parte do ambiente escolar.
    Ele não é apenas uma atividade e sim uma atitude que emana uma vivência de sentimentos e sensações que nos fazem desvendar significados e tomar decisões.
    Os jogos devem procurar associar prazer, alegria, espontaneidade e o não-constrangimento.

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  4. Conceito de Jogo segundo Johan Huizinga*
    Segundo Johan Huizinga em seu livro Homo Ludens, o jogo é uma característica absolutamente primária da vida. O jogo determina sua função social, sendo uma das principais bases do surgimento e desenvolvimento da civilização. Para o autor, é uma função da vida.
    Possui características fundamentais. A primeira está relacionada ao fato de ser livre, de ser ele próprio liberdade. A segunda diz respeito ao jogo como não sendo vida “corrente” nem vida “real”, mas sim evasão desta para uma esfera temporária de atividade com orientação própria, portanto é imaterial, ultrapassa os limites da realidade física. A terceira relaciona-se ao isolamento, a limitação, ou seja, possui certos limites de tempo e espaço.
    Conceitua-se então como “uma atividade ou ocupação voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de ‘vida cotidiana’”. (pág. 24)
    Por isso, o jogo não pode ser imposto por uma necessidade física ou por um dever moral e jamais como uma tarefa, sendo sempre praticada nas horas de ócio.
    *Christine Heerdt – Pedagoga pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná. Residente em Nova Xavantina – MT.

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  5. Jogo
    Acho que o jogo é um exercício de auto controle,indispensável na vida que auxilia na tomada de decisões.Com isso o aprender se torna prazeroso e também consegue exercitar o respeito e a socialização. Acredito que seria um completo para a aquisição de mais conhecimento.

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  6. Jogo:
    Recurso pedagógico, que facilita o aprendizado do aluno, bem como, atividade que auxilia no desenvolvimento do raciocinio lógico.
    Não podemos aliar o jogo, com atividades de distração ou de ocupação de tempo, o seu objetivo vai muito além, ainda mais quando tomado como atividade pedagógica.
    Um exemplo de jogo muito importante na formação matemática é o xadrez. Sua utilidade no ensino vai desde dinamizar as aulas até o desenvolvimento lógico do aluno e também estabece um maior envolvimento dos participantes no processo de ensino.

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  7. Atividades com jogo são estratégias pra sanar as dificuldades dos alunos.Fazendo e usando recursos juntamente a eles , ou seja , criar variações de jogos .Adquirir conhecimento e aprendizado do aluno.

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  8. Os jogos fazem parte da infância de toda criança, tanto no seu dia-a-dia como na vida escolar, pois proporcionam divertimento e alegria aos jogadores. Desde muito cedo ela se conhece e explora o mundo por meio de jogos, criando e seguindo regras, inventando competições. No jogo, a criança se mostra inteira e intensa; quando ela joga se expressa e se comunica com os objetos ao seu redor, desenvolvendo-se e aprendendo. Quando observamos uma criança jogar percebemos como ela compreende e interpreta regras, como se relaciona com os colegas numa situação de competição e como enfrenta desafios. Ao mesmo tempo, o jogo auxilia na concentração, na criatividade no raciocínio.

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  9. Nunca havia parado para pensar em quão complexo poderia ser a definição de jogo. Porém todos nós sempre compreendemos a grande importância dos jogos em nossa vidas e isso muito se reflete na aprendizagem, ja que aprender atravez de jogos e bricadeiras torna o aprendizado muito mais atrativo e interessante. E devemos sempre ver o jogo, como algo que nao possua apenas um único objetivo, o vencer, e sim como traçar metas, criar grupos para alcançar objetivos em comum.

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  10. Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas os jogos e as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar; porque a alternativa de trabalhar de maneira lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa.

    Brincando a criança aprende com muito mais prazer, destacando que o jogo, é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem e são chamadas a mudar. É a oportunidade de desenvolvimento, pois brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita, vivendo assim uma experiência que enriquece sua sociabilidade e a capacidade de se tornar um ser humano criativo.

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  11. Definir o jogo não é para mim uma tarefa difícil, devemos ver em tudo em nossa vida como um jogo, o nosso cotidiano é uma series de regras onde devemos seguir nada mais do que um jogo, por isso devemos incentivar os educandos a ver o aprendizado uma um jogo onde eles devem ganhar o conhecimento em troca do aprendizado. Toma lá da cá, a busca do conhecimento atreves de jogos educativos tem trazido um bom resultado, onde podemos levar o aprendizado com alegria e diversão.

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  12. Minhas desculpas pelo atraso.
    A minha contribuição na natureza e significado do jogo está relacionado com o natureza do ser humano, que faz do jogo uma capacidade de exercitar suas características envolvendo o raciocínio, a interpretação,a alegria em jogar,e deixando o lado da seriedade que não tem relação com o jogo, porém existe jogos que são sérios devido suas regras e limites.
    Dentro e fora da sala de aula podemos usar os jogos como forma de aprendizagem que os tornam mais enriquecedores de conceitos.

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  13. Primeiramente, peço desculpas pelo meu atraso .
    Para Johan Huizinga o jogo é um fenomeno inato tanto ao homem quanto aos animais.Definir "jogo" não é fácil pois este pode ser notado até mesmo em uma simples brincadeira entre filhotes de animais. No entanto existem outras formas mais lúdicas e/ou mais complexas de jogo, algumas verdadeiras competições.
    Todo jogo jogo requer uma interiação entre jogadores e, portanto constitui-se num elemento integrante da cultura , essencial para o desenvolvimento de seus participantes, sejam humanos ou animais.

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  14. professora, por favor, desde o mês de abril eu não recebo as atividades referentes ao curso de "O lúdico na matemática". Já te mandei uma porção de emails eu não obtive respostas. Por favor, mande as atividades p mim no meu email (edivaniaferraz@hotmail.com). Grata
    Edivânia Borges Ferraz

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